Na “dica da semana” de hoje, temos a alegria de destacar um dos grandes trompistas pioneiros do Brasil: O nordestino Chromacio Leão. Em uma live muito divertida, Chromacio se emocionou com a presença dos seus cinco filhos, e de seus queridos alunos que demostraram um carinho muito grande pelo seu estimado mestre.

Conhecido pela sua grande dedicação e exigência nas aulas, ele dividiu conosco muitas experiências que passou em sua jornada, e quando perguntando sobre o que é necessário para ser um excelente professor, foi sucinto: ” Paciência e amor à arte , são extremamente necessários para o ensino! Para isso é fundamental se capacitar para esta função, pois não há como ensinar aquilo que não sabe”.

Atualmente professor da Escola Técnica Estadual de criatividade em Recife, Pernambuco. Chromácio fez questão de ressaltar um ponto interessante sobre a condução dos alunos:”O nível de exigência é o mesmo para todos os alunos, independente do lugar que eles queiram tocar! A partir do momento que sou procurado, meu trabalho é fazer com que aprendam!

Español

En el “consejo de la semana”, tenemos la alegría de destacar a uno de los grandes cornistas pioneros en el país: Chromacio Leão. En una charla muy divertida, Chromacio se sintió conmovido por la presencia de sus cinco hijos, y sus queridos alumnos que mostraron un gran afecto por su estimado maestro.

Conocido por su gran dedicación y exigencia en clase, compartió con nosotros muchas experiencias que pasó en su camino, y al preguntarle qué se necesita para ser un excelente maestro, fue conciso: “La paciencia y el amor al arte, ¡son sumamente necesarios para la docencia! Para ello es fundamental estar capacitado para esta función, ya que no hay forma de enseñar lo que no se sabe”.

Actualmente es profesor de la Escuela Técnica Estatal de Creatividad de Recife, Pernambuco. Chromácio destacó un punto interesante sobre la conducta de los estudiantes: “¡El nivel de exigencia es el mismo para todos los estudiantes, independientemente de dónde quieran tocar! ¡Desde el momento en que me contactan, mi trabajo es hacer que aprendan!”